Como otimizar a prospecção de boas obras para o seu time comercial?

A prospecção de obras em construção é uma etapa essencial para aumentar a eficiência do time comercial. Quando feita de forma assertiva, ela permite que o time de vendas possa mapear boas oportunidades no mercado e encontrar as obras certas, momento mais adequado.

Aprenda a ser mais assertivo, conheça as melhores oportunidades e alavanque suas vendas

A prospecção de obras em construção é uma etapa essencial para aumentar a eficiência do time comercial. Quando feita de forma assertiva, ela permite que o time de vendas possa mapear boas oportunidades no mercado e encontrar as obras certas, momento mais adequado.

Se você é um fornecedor, precisa conhecer construtoras que estão com obras em andamento na sua região de atendimento e gerenciar um time comercial precisa, em primeiro lugar, de uma rotina de prospecção bem definida e de um software de gestão conectado a um CRM pode potencializar os resultados.

Como fazer uma prospecção assertiva

Encontrar obras exatamente na região que você atende, na fase que precisa do seu material não é uma tarefa simples.

Por isso a estratégia de prospecção precisa estar muito bem desenhada para garantir que o time de vendas esteja sempre um passo à frente da concorrência.

Os vendedores precisam acompanhar diariamente um mapa com novos projetos, localização, fase de andamento da obra, incluindo lançamentos de grandes construtoras, licitações públicas, reformas de grande porte, e outras oportunidades. Tudo na palma da mão, de preferência com os contatos dos compradores que têm poder de decisão para compra em cada uma das obras.

Rotina eficiente de prospecção

Pensando em te ajudar nessa etapa tão importante, listamos 3 dicas para que você possa mapear as melhores oportunidades do mercado.

Código de lista

Mapear oportunidades

Rotina de ligação e reuniões com os decisores

Follow up com os decisores

Preenchimento de um CRM que conecte todas as informações

Reunião de alinhamento com o gestor comercial que aponta as maiores oportunidades, maiores perdas e o foco estratégico

1. Segmentação de Projetos: O time comercial precisa entender sobre o setor e aprender sobre quais são as obras adequadas para o serviço ou produto oferecido pela empresa.

Por isso, é essencial que o time conte com uma segmentação de projetos, com base em critérios como localização, tamanho, tipo de construção e prazo de entrega pode ajudar a focar os esforços nas oportunidades que têm maior potencial de sucesso.

2. Contato Regular com Tomadores de Decisão: Outro ponto importante para que o time comercial consiga se destacar no mercado, é a busca em manter o relacionamento constante com arquitetos, engenheiros, gestores de obras e outros tomadores de decisão.

3. Centralização de Informações: Ao investir em um CRM integrado a um software de gestão, você pode centralizar todas as obras as informações relacionadas às oportunidades de obras. O que irá incluir dados sobre os projetos, históricos de interações com os clientes, status das negociações, e muito mais.

4. Análise de Dados e Insights: Outro ponto importante é que ao conectar o CRM a um software, a sua gestão comercial conta com um grande volume de insights e dados valiosos para que você possa mapear a produtividade do seu time, além de conseguir apoiar mais assertivamente nas negociações que estão no funil comercial.

5. Softwares de prospecção: Outra vantagem aliada a essa rotina de prospecção, é conectada com o Software de dados, onde você pode mapear oportunidades de diversas obras da sua região de atendimento, além de saber mapear qual é o melhor momento para apresentar o seu produto para a obra.

Um dado relevante é que foi pontuado em uma pesquisa recente que empresas que investem em software de dados e CRM para apoiar na prospecção de vendas, conseguem reduzir o ciclo de vendas em até 30% Além disso, a automação e a centralização de informações podem aumentar a eficiência do time de vendas em até 40%, permitindo que os vendedores façam mais com menos esforço.

Com a Rede de Obras, você consegue mapear essas oportunidades de negócio com agilidade e com dados apurados pelo nosso time de pesquisa e tecnologia, além de conseguir mapear mais de 60 mil obras que estão cadastradas em nossa plataforma.

Ao investir nesta plataforma, você ainda consegue integrar o CRM do seu time comercial, para que você possa mapear as obras de cada vendedor e acompanhar com mais precisão sobre a prospecção do seu time.

Já pensou em otimizar a sua prospecção comercial aliada a tecnologia e com dados assertivos?

Estruture a rotina de prospecção dos seus vendedores com as dicas pontuadas neste artigo e se prepare para maximizar as chances de sucesso no competitivo mercado da construção civil. Portanto, investir nessas práticas e tecnologias não é apenas uma opção, mas uma necessidade para qualquer empresa que deseja se destacar e crescer nesse setor desafiador.

Ah, e se precisar de ajuda para investir na Rede de Obras para que você consiga otimizar ainda mais a prospecção do seu time comercial, é só clicar no link abaixo para se conectar com o nosso time de especialistas em Rede de Obras, que vão te auxiliar a tirar todas as suas dúvidas e te direcionar sobre as melhores práticas para integrar o seu CRM com a nossa plataforma!

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