Como ampliar a entrada de leads no funil de vendas de materiais de construção? 

Confira 5 dicas para geração e nutrição e aumente suas conversões

Confira 5 dicas para geração e nutrição e aumente suas conversões  

Texto: Vanessa Moura  

 
A inovação é um dos fatores que mais colabora para a competitividade das empresas. E não seria diferente com o mercado da construção civil. Em 2021, a consultoria global McKinsey&Company publicou uma pesquisa revelando que o setor é um dos menos digitais. Mas essa realidade está mudando… 

Indústrias e lojas da construção civil têm se reinventado nos últimos anos, especialmente após a pandemia. Os canais digitais se tornaram essenciais para ampliar a entrada de leads no funil de vendas. Porém, os consumidores digitais estão cada vez mais exigentes.  

Ter um funil de vendas repleto de leads é o objetivo de qualquer empresa. Mas como chegar lá? Confira algumas dicas para “fisgar” os clientes e obter mais conversões. 

1 – Crie landing pages 

O termo lead, no marketing digital, significa um contato que demonstra interesse por algum tipo de produto ou serviço. E uma geração de lead qualificado oferece a uma empresa a oportunidade de coletar contatos com grande chance de conversão: ou seja, vendas!  

 
Uma das formas de captar leads de clientes interessados no seu segmento é ter uma landing page, ou seja, uma página digital na qual os usuários entram em contato com a empresa e realizam um cadastro para receberem informações sobre determinado produto ou serviço. 

Normalmente, uma landing page oferece algo gratuito para que as pessoas se engajem e, em troca, forneçam suas informações pessoais, como seu telefone ou endereço de e-mail.  

Para criar “iscas digitais”, as empresas costumam oferecer conteúdo relevante que possa atrair o seu público-alvo, como um e-book, web seminário, curso, entre outros. 

2 – Trabalhe com canais parceiros  

Gerar e captar leads é uma tarefa árdua para muitas empresas, pois requer uma equipe dedicada ao marketing digital para promover as ações e acompanhar as campanhas. Para muitas empresas, principalmente ligadas ao mercado da construção civil, recorrer a parceiros especializados e com credibilidade no setor pode ser uma boa saída. 

 
Koz Palma, head de estratégia na Textura & Cia, declara que a empresa investe consideravelmente em marketing digital para atrair seus clientes. “Trabalhar com multiferramentas digitais e parceiros que ajudam nessa tarefa é essencial em um mercado segmentado como o da construção. Hoje nós trabalhamos em parceria com a Construmarket, que nos ajuda a gerar leads e otimizar os resultados através de ferramentas como e-mail marketing. Além dessa tecnologia que nos auxilia a captar leads a curto-prazo, a construtech produz e divulga e-books, gerando mais visibilidade para nossa marca, e web seminários, que fortalecem o posicionamento institucional da nossa empresa”, afirma. 

3 – Tenha um atendimento ágil  

Mas não é só com leads que uma empresa alcança o sucesso. Segundo o head de estratégia da Textura & Cia, é preciso nutrir e cultivar o relacionamento com esses contatos de forma ágil e eficiente, propondo soluções sob medida para eles.  

“O mais importante para convencer o lead a continuar no funil de vendas e, finalmente, fechar negócio é atendê-lo o mais rápido possível. Quando o interesse parte do digital, tiramos uma parte da responsabilidade da prospecção do vendedor, mas é importante orientar o time sobre a necessidade de cumprir o tempo médio de atendimento. O ideal é que o cliente que manifestou interesse seja atendido em até 30 minutos. Já tivemos um crescimento de 45% em razão dessa meta em experiências anteriores. Quando você tem o processo de venda e pós-venda bem estruturados, o cliente fica seguro e o negócio acontece com mais facilidade. Não adianta gerar leads e não dar retorno ao possível cliente”, afirma Koz. 

4 – Venda em marketplaces  

A relação das pessoas com os lares mudou muito por conta da pandemia, principalmente a forma como os brasileiros consomem materiais para decorar e reformar a casa. Por isso, muitos lojistas migraram para o comércio eletrônico. 

Para quem tem um investimento mais enxuto, os marketplaces focados no mercado da construção civil podem ser uma opção perfeita para fechar mais negócios. 

Segundo Rogério de Sá Jr., gerente de e-commerce da Construmarket, os marketplaces devem ser encarados como um canal de vendas. “Muitos lojistas do mercado da construção ainda possuem canais de venda off-line e acreditam que os marketplaces vão substituir as lojas físicas, mas o fato é que os e-commerces são aliados. São apenas mais um canal de vendas e não um concorrente”, afirma. 

De acordo com o profissional, a cada 10 vendas no Brasil, 8 são provenientes de marketplaces atualmente. “O interessante é que o lojista se aproveita dessa estrutura para vender seus produtos e conta com diversas vantagens e soluções para impulsionar as vendas, como publicidade, flexibilidade de pagamento, logística e entrega”, declara. 

Para Rogério, quando uma empresa está vinculada a uma marca de relevância no setor a probabilidade de ter sucesso nas vendas é maior.  

Além disso, outra vantagem de se vincular a um marketplace do setor é a possiblidade de segmentar suas campanhas de acordo com o produto que fornece. Dessa forma, é mais assertivo atingir o cliente ideal. 

5 – Nutra o seu lead 

Para ganhar a confiança de um lead também é importante entender o seu ciclo de vida. Quanto dura um lead em cada região que você atende, por exemplo? “Esse lead, ou contato pode ser frio no momento, mas pode se tornar relevante em outra ocasião”, alerta Koz Palma, da Textura & Cia. 

Para o head de estratégia, mesmo que não tenha tido sucesso com o lead naquela hora, é importante entrar em contato com ele depois de alguns meses. Para isso, é importante nutri-lo com e-mail marketing sobre seus lançamentos, conteúdos que mostram a relevância do produto, focando na dor do cliente. Assim, ele se familiariza com a marca e, lá na frente, quando precisar, mesmo após 6 meses ou 1 ano, ele pode comprar com você. “É como criar uma máquina de vendas de baixo investimento e alta performance”, diz Koz. 

Gostou das dicas, mas não sabe como estruturar tudo isso de forma assertiva para gerar negócios? Conheça as soluções da Construmarket

Fontes consultadas: 

Koz Palma, head de estratégia da Textura & Cia 

Rogério de Sá Jr, gerente de e-commerce da Construmarket  

Tags: construção civil, vendas online, marketplace, ferramentas digitais, marketing online 

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