9 ferramentas para gerenciar a prospecção de obras e gerar leads com construtoras 

Conheça algumas soluções e entenda como elas podem aumentar a eficiência e a assertividade do seu time comercial 

Conheça algumas soluções e entenda como elas podem aumentar a eficiência e a assertividade do seu time comercial 

O mercado da construção civil é altamente concorrido. Até mesmo quando o setor está aquecido, os desafios continuam, principalmente para a gestão comercial.  

Todos sabem que o relacionamento com o cliente é imprescindível para potencializar as vendas. Mas, mesmo tendo consciência disso, nem todos os profissionais estão atentos às inovações tecnológicas e o quanto elas podem impactar os negócios. 

Atualmente, há diversos softwares e ferramentas no mercado da construção civil capazes de auxiliar os times de vendas, mas nem sempre o profissional sabe tirar o melhor proveito de todas as suas potencialidades. Muitos acabam perdendo a chance de fechar negócios porque não encontram os principais decisores e desperdiçam a oportunidade de uma prospecção assertiva. 

Com a alta concorrência no setor da construção civil, não basta ter o produto ou serviço adequado para a obra. É importante vender para a pessoa certa. As soluções abaixo podem ajudar o seu time comercial a alavancar as vendas. Veja como usufruir, ao máximo, de cada uma delas!  

Linkedin 

O Linkedin é uma excelente ferramenta de conexão para encontrar clientes potenciais. É a rede social que abrange diversos setores de mercado. O gestor comercial e seu time podem e devem utilizá-la para se conectar com possíveis decisores. Além disso, é uma solução prática porque permite que você adicione os prospects ao seu perfil profissional. Ou seja, aos poucos, é possível aproximar-se do seu público-alvo e começar um relacionamento.  

Cássia Nunes, gerente de contas da Construmarket, conta que o Linkedin é a rede social com a qual ela mais se identifica para prospectar clientes. “Há muita informação pública nesta rede. Por isso pesquiso muito antes de entrar em contato com o cliente. É importante conhecer primeiro o seu público-alvo antes de enviar uma mensagem e começar a despertar o seu interesse através de um conteúdo relevante. Percebo que a conexão, neste caso, é quase que automática”, declara a profissional. 

A modalidade Linkedin Business também oferece soluções direcionadas para a área comercial, como o Sales Navigator, que conta com recursos específicos para auxiliar as equipes de vendas. Ele ajuda, por exemplo, a segmentar as empresas e os tomadores de decisão de maior potencial, além de apresentar insights de suas atividades e a possibilidade de interagir em larga escala. 

CRM 

CRM (Customer Relationship Management) significa o conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.  

É uma das soluções que tem conquistado muita popularidade nos últimos anos e que vem se tornando uma das principais ferramentas adotadas pelas empresas, de diversos setores, para otimizar a gestão comercial. 

As plataformas de CRM, geralmente, utilizam as informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local. Ela realiza tarefas simples de maneira automatizada para que a equipe de vendas possa focar nas etapas importantes para a conversão. 

Uma das plataformas de CRM que se destaca no mercado é a Salesforce, uma empresa americana de software on demand, mais conhecida por ter produzido o CRM Sales Cloud, que permite agilizar e aprimorar o fluxo de informações, já que ele é altamente personalizável. 

WhatsApp Business  

O WhatsApp Business facilita o relacionamento com o cliente. Nesta solução, é possível criar e compartilhar, por exemplo, um catálogo de produtos e serviços, uma mensagem de saudação ou ainda respostas rápidas para perguntas que a empresa costuma receber com frequência, além de organizar as conversas com os clientes em categorias, como “novos clientes” ou “pagamentos pendentes”, por exemplo.  

Segundo Daves Soares, gerente de Growth & Marketing da Construmarket, o WhatsApp Business se tornou uma ferramenta primordial de organização e comunicação com os clientes e fornecedores. “Tudo indica que o Meta (Facebook) tem boas expectativas sobre a evolução desse produto. Portanto, é fundamental começar a utilizá-lo o quantos antes para gerar boas oportunidades”, recomenda o profissional.  

Trackers de e-mails 

Trackers de e-mails permitem identificar, por meio de uma notificação push, o momento exato quando alguém abrir a sua mensagem.  

Há diversos rastreadores de e-mails existentes no mercado atualmente. O Gmail, por exemplo, permite adicionar etiquetas como “Não Abertos”, “Abertos” ou “Cliques” para cada e-mail enviado diretamente para sua caixa de entrada. Neste rótulo, você poderá ver também quantas vezes clicaram no link ou abriram o seu e-mail.  

FindThatLead 

O FindThatLead faz a captura de e-mails dos futuros leads, seja utilizando a extensão do Google Chrome pela própria plataforma, ou através de uma planilha do Google. 

Para encontrar os e-mails por meio dessa ferramenta, a busca pode ser feita pelo domínio de um e-mail da empresa ou ainda pela URL do perfil profissional da pessoa no Linkedin. Dessa forma, é possível ter acesso aos dados. 

As principais vantagens do FindThatLead são as suas funcionalidades, que permitem a prospecção por diversos meios, como complemento no Google Sheets, extensão do Chrome e o Prospector – que pode dispensar o uso do Sales Navigator (Linkedin) – além de ser um ótimo gerador de listas com grande volume de e-mails. 

Rede de Obras 

A Rede de Obras é a principal ferramenta do mercado da construção civil para obter informações sobre obras no Brasil. Essa plataforma inteligente possui filtros que permitem identificar o tipo da obra, o Estado em que ela se localiza e a sua fase da construção, tornando a prospecção muito mais assertiva.  

“Ela é fundamental para os fornecedores do setor porque disponibiliza os contatos dos principais decisores, ou seja, de quem realmente compra um produto ou serviço. Por exemplo, ao invés de ligar para a construtora para saber detalhes da obra, é possível buscar, na Rede de Obras, todas as informações necessárias em um sistema integrado, que é atualizado em tempo real. Quantas equipes comerciais não perdem tempo ligando para as construtoras para obterem informações sobre o estágio da obra e acabam perdendo o timing da venda porque ela já está avançada? Se você tem em mãos todos os detalhes do empreendimento, com pontos de contato, telefone, e-mail e endereço dos decisores, vai vender muito mais rápido. Costumo dizer que a Rede de Obras é uma carteira quente com informações qualificadas para não perder tempo na prospecção. Sem dúvida, uma ferramenta indispensável para quem atua no mercado da construção civil”, declara Cássia Nunes. 

DocuSign 

O DocuSign é uma tecnologia facilitadora para gerenciar e assinar documentos eletronicamente. Com ela, é possível fazer transações digitais de qualquer parte do mundo, ganhando tempo e credibilidade com o cliente. 

A plataforma funciona por meio de armazenamento em nuvem, permitindo aos usuários assinarem contratos digitalmente. Dessa forma, além do tempo, ajuda a economizar no processo de impressão e envio desses documentos.  

Canva 

O Canva é uma plataforma de design que possibilita criar peças publicitárias por meio de templates pré-prontos. Mesmo com conhecimento raso em design, em poucos cliques, o time comercial pode criar campanhas promocionais, e divulgá-las por meio do WhatsApp Business, Linkedin, entre outras redes de compartilhamento.    

Trello 

O Trello é uma ferramenta Kanban, de tecnologia ágil, que permite fazer uma gestão organizada das tarefas e dos processos de trabalho. A plataforma disponibiliza quadros que podem ser usados para qualquer finalidade, desde um roadmap de produto a uma integração de pessoas na empresa, para que tenham conhecimento como o trabalho funciona na organização. 

Uma das principais finalidades do Trello é permitir o gerenciamento da equipe em um só lugar, economizando tempo nas tomadas de decisão. Com ele, é possível, por exemplo, listar todos prospects, incluir a lista azul ou organizar o pipeline de vendas do time inteiro. 

Para o gerente de Growth & Marketing Daves Soares, cada equipe deve avaliar as soluções mais adequadas às suas necessidades, mas é importante saber que elas realmente melhoram a organização, a comunicação e trazem autoridade. “As ferramentas de prospecção ajudam a gerar leads com as construtoras. Elas facilitam o relacionamento e, por meio delas, é possível ter informações específicas privilegiadas, como a plataforma Rede de Obras, por exemplo. São instrumentos poderosos utilizados por grandes empresas e equipes comerciais experientes, cada vez mais, como estratégia, tanto para fortalecer a marca e gerar mais clientes, quanto para organizar todos esses processos de uma vez”.  

Daves Soares – Gerente de Growth Marketing & Vendas na Construmarket

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daves-soares/

 

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