Investir no digital não é mais uma opção. Mas é preciso saber como fazer isso. Confira dicas de especialistas
Texto: Vanessa Moura
Por muito tempo, as empresas e lojas da construção civil fortaleceram seus negócios a partir do marketing de relacionamento, seja através de eventos do setor ou do marketing off-line – publicidade nos tradicionais meios de comunicação fora da internet.
É fato que essas ferramentas até hoje promovem visibilidade e são relevantes para fortalecer a marca. Porém, não se pode ignorar mais a importância de investir no marketing digital e no marketing de conteúdo para aumentar o faturamento.
Em um mercado cheio de possibilidades e, ao mesmo tempo, concorrido, o marketing on-line pode ser o diferencial para o crescimento da empresa. Por isso, selecionamos 5 passos relevantes para você definir sua estratégia de publicidade e ter êxito no setor da construção civil.
1 – Invista em marketing digital
As campanhas digitais, sem dúvida, são as que alcançam um número maior de consumidores. Seja por meio de sites, redes sociais, blogs e e-mails marketing, investir no on-line costuma gerar um crescimento expressivo se aplicado adequadamente.
Vale lembrar que essa tarefa deve ser conduzida por profissionais. Não basta colocar um funcionário da loja ou marca que tenha apenas familiaridade com redes sociais para cuidar da área. O marketing digital deve ser um trabalho contínuo e, geralmente, leva um tempo para apresentar resultados. Portanto, é importante buscar um profissional qualificado para produzir os conteúdos direcionados e avaliar os resultados por meio das métricas.
Fabiana Melo, gerente de branding, comunicação e CRM da Dexco, declara que toda estratégia de comunicação da marca é pautada em pesquisas que apontam as necessidades apresentadas em cada etapa da jornada do consumidor, desde a inspiração à execução da obra. “A partir daí, são identificados os influenciadores e os gatilhos de conversão entre cada etapa e quais pontos de contato são mais relevantes para cada momento. Assim, são contemplados especificadores, lojistas, veículos de comunicação e meios digitais para composição de um plano de mídia que garanta a presença das marcas em toda a jornada”, explica a profissional.
2 – Defina os canais mais adequados
Para definir os canais de marketing on-line é preciso, primeiramente, entender o que a empresa quer comunicar e para quem. O e-mail marketing, por exemplo, é muito indicado para empresas que precisam passar uma mensagem técnica ao consumidor ou especificador. Boletins digitais são bem-vindos para revelar lançamentos de produtos ou serviços. Mas, é claro, tudo depende do público-alvo.
Segundo Andreia Cristina Mariotto, gerente de marketing da Cosentino, a empresa considera tanto as ações voltadas para o consumidor final, para que conheçam suas marcas e produtos, como para o público especificador, incluindo grandes construtoras e incorporadoras do mercado. “Todos esses públicos distintos são nossos targets. Avaliamos o conteúdo de cada publicação e para qual público cada ação será direcionada, com o objetivo de adequar nossa mensagem e ofertas, já que temos marcas e materiais distintos. Em todos os casos avaliamos também a possibilidade de retorno imediato com a geração de leads ou o fortalecimento da marca para tomarmos a decisão mais assertiva”, declara a profissional de marketing da Cosentino – grupo que produz superfícies inovadoras para os mercados de arquitetura e design.
De acordo com Andreia, a Cosentino costuma apostar, inicialmente, em diferentes tipos de mídia, as que impactam melhor os possíveis clientes ou especificadores da marca. “Através das primeiras inserções, utilizamos os resultados obtidos para refinar cada vez mais a assertividade, aumentando assim a quantidade de pessoas impactadas pelo menor custo possível”, explica.
Para Fabiana Melo, da Dexco, é por meio dos canais digitais que a marca consegue ter uma atuação mais segmentada, de acordo com o perfil de cada usuário. “O foco da estratégia é sempre realizar uma atuação integrada entre os pontos de contato físicos e digitais, principalmente porque temos uma atuação muito forte em grandes eventos do setor, como Expo Revestir e CASACOR. Assim, expandimos nossa presença nos dois ambientes, tanto para gerar uma comunicação mais duradoura com o consumidor, como para amplificar as ações restritas ao espaço físico para um público maior”, afirma.
3 – Marque presença nas redes sociais
Seja consumidor final ou não, os clientes – em sua grande parte –, estão inseridos nas mídias sociais. Por isso, é fundamental que as empresas do setor da construção interajam com o seu público por meio desse canal, seja através do Facebook, Instagram, Linkedin ou outros meios indispensáveis para estabelecer uma comunicação estratégica e direta com o cliente.
O primeiro passo é analisar qual rede social faz mais sentido para a marca, que seja adequada ao perfil dos consumidores. A partir disso, é importante buscar uma equipe capacitada para produzir conteúdo e responder às solicitações dos seguidores ou usuários.
4 – Encontre o público qualificado
Definir uma boa estratégia de publicidade é extremamente importante para as empresas do setor da construção justamente porque ajuda a encontrar o público certo. “Através de campanhas digitais como Mídia Programática, AdWords, anúncios patrocinados em redes sociais, encontramos nosso público. Também investimos em mídias impressas de grande expressividade no setor do design, arquitetura e decoração, e marcamos presença em eventos relevantes do segmento. Vale ressaltar que é necessário, ainda, manter um bom networking e um pós-venda de boa qualidade, assim novas indicações podem surgir”, declara a gerente de marketing da Cosentino.
A publicação em mídias on-line traz uma grande quantidade de dados dos diferentes públicos impactados e, através deles, é possível definir estratégias cada vez mais assertivas, gerando assim um maior número de leads e, consequentemente, aumento nas vendas.
“Hoje os canais digitais permitem segmentações múltiplas e geração de dados a partir da navegação nos canais próprios das marcas, o que nos garante um mapeamento bastante assertivo do público-alvo. Desta forma, é possível definir estratégias, validar hipóteses e campanhas para atingir o público qualificado”, esclarece Fabiana Melo, gerente de branding, comunicação e CRM da Dexco.
5 – Avalie e meça o retorno de cada campanha
Mensurar os resultados das campanhas no marketing digital é fundamental para aprender como obter os melhores resultados. Para isso, é importante utilizar ferramentas e métricas para avaliar o que funciona ou não no marketing digital.
“Unindo resultados obtidos através do funil de vendas ao estudo de Power BI, é possível verificar toda a jornada de um potencial cliente até a conversão e pós-venda, o que permite elaborar e executar campanhas cada vez mais assertivas e lucrativas”, explica a profissional de marketing.
Fontes consultadas:
Andreia Cristina Mariotto – gerente de marketing da Cosentino
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/andreiamariotto/
Fabiana Melo – gerente de branding, comunicação e CRM Dexco
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/fabimelomkt/